FAQ / Dúvidas

Escolha a opção em que está em dúvida

O e-mail marketing é uma ferramenta de marketing direto, assim como outros veículos semelhantes, é interessante primeiro saber qual o público que deseja atingir, quais são suas características e comportamento. O mais importante, no entanto, é saber se o público faz uso da Internet e se a compra de seu produto passa por processos online. Quanto mais online for o processo de venda, melhor. Através de disparos de e-mail marketing para bases locadas é possível expor sua marca, produto ou serviço a muitos novos usuários com características específicas.

E-mail marketing é a mesma coisa que SPAM?

Não, e-mail marketing é uma ferramenta de marketing direto online, ou seja, é o uso do veículo e-mail para se comunicar diretamente com usuários específicos, feito, em empresas sérias, apenas para usuários Opt-in. O SPAM mail, por sua vez, é a prática abusiva de envio de mensagens de e-mails com conteúdo promocional ou não a endereços eletrônicos sem solicitação ou autorização para isso.

O que é Opt-in?

O termo comumente utilizado no meio digital quer significar que há a opção por fazer parte de uma base de dados. Por exemplo, um usuário que tenha cadastrado seu e-mail para recebimento de informativos e ofertas em um determinado site e tenha expressamente declarado essa intenção é um usuário Opt-in.

E Opt-out, o que é?

O termo Opt-out, também bastante comum, quer significar que aquele usuário não deseja mais receber comunicados, informativos ou mensagens promocionais para os quais tenha se cadastrado ou não. A ação do usuário deve removê-lo da base de dados do serviço específico em que esteja se descadastrando.

Como vou saber se uma campanha de e-mail marketing funciona?

Além de relatórios gerados a partir do disparo oficial de uma peça ou de vários disparos de uma mesma campanha, é possível notar aumento de acessos em seu site, hotsite ou landing Page, se houver um Web Analytics instalado no site ou através da plataforma de e-commerce. O tageamento de URLs permite ter informações detalhadas dos acessos e suas fontes geradoras, além de outras informações.

O que é Web Analytics?

Os sistemas que permitem monitorar e analisar informações sobre acessos a um site ou mesmo páginas específicas dentro dele, consolidando número de acessos por período, origem do tráfego, conteúdo acessado, palavras-chaves geradoras do acesso, configurações, sistemas operacionais, regiões de onde o acesso se originou, entre uma série de outros dados, são os chamados web analytics, termo em inglês para análise da web. Há diversos sistemas disponíveis no mercado, dentre os mais conhecidos estão o Google Analytics, com uma versão gratuita e bastante disseminada, e a Omniture da Adobe, para uso mais profissional. É importante saber que os web analytics não são exatos, podendo haver uma variação entre 15 e 20% dos dados reais. É necessária a instalação de um código no site a ser monitorado.

O que é tageamento?

Tageamento é um neologismo em português com origem no verbo to tag que em inglês significa marcar. O tageamento, tagueamento ou trackeamento é feito em uma URL. No caso de e-mail marketing, o tageamento é inserido ao final das URLs de saída da peça em HTML, composto por UTM s, códigos que marcam informações específicas de uma URL.

O que são UTMs?

UTMs, nome provindo da sigla para Urchin Traffic Monitor, são codificações que especificam detalhes de um acesso a um site ou página na Internet. Cada UTM precisa ser inserido ao final de uma URL para que o web analytics instalado possa ler e guardar informações sobre o tráfego para aquele site.

Como faço para tagear um HTML? Como inserir os UTMs?

Determine quais as informações que deseja analisar via o web analytics que tem disponível para seu site. Informações como origem de tráfego, mídia, campanha e conteúdo são os mais utilizados, utm_source, utm_medium, utm_campaign e utm_content, respectivamente. Inseridos após a interrogação '?' que finaliza a URL propriamente dita, em sequência e separada por '&', contendo as informações a serem gravadas para cada um dos links.

Por exemplo: http://insightmedia.com.br/?utm_source=socomdescontos&utm_medium=mail&utm_campaign=promoverao&utm_content=pacotes

Nesta URL seria possível ler:Origem de tráfego (utm_source):
Só Com Descontos

Mídia utilizada (utm_medium):
E-mail

Campanha (utm_campaign):
Promoção de Verão

Conteúdo (utm_content):
Pacotes disponíveis

Se não está certo de como fazer, busque ajuda. O Google disponibiliza um gerador de tageamento no link:
"http://support.google.com/analytics/bin/answer.py?hl=pt&answer=1033867

O que é HTML?

O nome HTML é sigla para Hypertext Markup Language, em inglês, e é um sistema padronizado para apresentar graficamente uma série de informações lógicas, ou seja, que um sistema compreenda. É fundamental que uma peça de e-mail marketing seja enviada em formato HTML para que possa ser compreendida pelas ferramentas de disparo e apresentada corretamente ao usuário. Em geral, existe um desenvolvimento visual da peça, feito por um web designer, por exemplo, a partir dos elementos criados é gerado um código HTML para publicação na Internet ou envio via e-mail marketing dessa mesma peça.

Qualquer HTML serve para mandar uma peça de e-mail marketing?

Em teoria, sim. Mas para ações de e-mail marketing mais eficazes e com maior apelo para usuários, é importante considerar algumas regras:

  • Ideal que a peça tenha 600px de largura
  • As imagens da peça não devem, somadas, superar os 400Kb
  • As imagens da peça já devem estar publicadas em servidor próprio ou locado
  • Os endereços das imagens da peça devem constar de forma absoluta no HTML (considerando já o endereço das imagens publicadas, conforme mencionado no item anterior)
  • Se possível, incluir os chamados 'alts', ou seja, textos alternativos que substituem as imagens, caso elas não sejam carregadas
  • Não usar Divs nem CSS para criação da peça, utilizar apenas tabelas simples (dividas em colunas e linhas)

Tem algo que eu possa fazer para minha peça vender melhor ou atrair mais clientes??

Sim! Veja uma listinha de simples e direta de pontos importantes a considerar para que sua peça de e-mail marketing se destaque frente ao usuário que deseja atingir:

  • Utilize chamadas claras que demonstrem bem o que está vendendo o qual o diferencial oferecido
  • Coloque em destaque os produtos ou serviços que realmente chamam mais a atenção ou gerem curiosidade no usuário
  • Utilize sempre imagens chamativas e de boa qualidade que condigam com sua marca e com o público que deseja atingir e desenvolva a peça com cuidado visual e pensando no público que deseja atingir: a imagem é boa parte da venda!
  • Tenha, no mínimo, uma oferta realmente diferenciada: pode ser em preço, em novidade, em forma de pagamento, brinde, etc.
  • Busque levar o usuário para seu site. Como?
- Use botões e chamadas call-to-action (também conhecidos como call-to-click)
- Instigue o usuário, aguce sua curiosidade

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